ESTRESSE, O INIMIGO DO DIA A DIA

Estresse

Reflitamos: o que levou você a apresentar fadiga adrenal?

Estresse sempre é a primeira resposta. Entendamos que o stress é relativo e há pessoas que reagem bem após um assalto e outros ficam terrivelmente estressados com um filme de terror, apesar de saberem que não é real. Então fica difícil definir o que é stress, pois depende de cada pessoa. Alguns não sabem perder nunca e se incomodam até no jogo em família no final de semana; outros ficam magoados com um simples olhar ou a falta dele; outros não podem ser contrariados – basta usarem a xícara que ele mais gosta. Há ainda os que sofrem calados ao invés de dialogarem; e há os que acham que devem levar o mundo nas costas e ficam preocupados até com os problemas financeiros do primo, da cunhada, do vizinho, da empregada… Mas sempre é o stress, pequeno ou grande, mas o suficiente para aquela pessoa “queimar” muitos nutrientes. Eles podem ser repostos na próxima refeição. Mas não é isto o que temos visto acontecer. Alguns porque só comem tranqueiras mesmo, mas outros por encontrarem alimentos de baixo valor nutricional e outros por comerem certo mas não terem uma boa absorção – causada também pelo stress!

Dormir pouco. Atualmente há trabalho para se fazer à noite, há filmes novos a serem vistos, temos pesquisas na Internet e aqueles amigos das redes sociais. O que fazer? Lembrar-se que o melhor ainda é fazer como o roceiro que “vai dormir com as galinhas”. Isto é impossível? Então procure não exagerar; durma tarde apenas algum dia na semana e nos outros, procure dormir mais cedo. Se você costuma ir dormir às 3 horas, faça o propósito de nesta semana dormir às 2 horas e depois à 1 hora e depois meia- noite. Evite deitar depois da meia- noite. É durante o sono que seu organismo pode regenerar o seu DNA e é durante o sono que a maioria dos hormônios são secretados.

Escolher comer alimentos pobres em nutrientes. Por mais gostosos que eles sejam ou por mais prático de se comer, eles não nutrirão seu organismo e você ficará fraco. A princípio não fraco de energia, mas sem elementos para suas funções normais. Assim logo sua digestão e seu intestino não serão os mesmos. Depois as suas reações químicas acumularão muitos Radicais Livres em você e eles agem como a ferrugem no ferro. Depois seus neurotransmissores serão prejudicados, pela falta de aminoácidos que provém das proteínas. Logo suas glândulas não terão matéria prima adequada e vão deixando de secretar a quantidade normal de hormônios. Saiba que a suprarrenal é a primeira glândula a sofrer e funcionar mal com o stress!

Usar alimentos e bebidas como estimulantes quando está cansado. Você precisa estudar mais um pouco. Precisa terminar um trabalho hoje. E faz uso de café, refrigerantes, doces, chocolates e outros. Esta atitude vai bombardear um organismo cansado e o resultado final será bem pior.

Levantar de madrugada mesmo estando cansado. É difícil lhe dizer isto porque você está tentando não perder seu emprego. Mas está prejudicando seu organismo. Por isto é que, antes de estar estourado, você deve fazer um programa de férias e ter dois finais de semana bem livres no mês, antes que o pior aconteça e você não possa parar de jeito nenhum.  Tire férias regularmente, pois seu organismo precisa. Há momentos para se jogar pedras e há os momentos para se ajuntar as pedras, diz a Bíblia.

Tentar ser perfeito. Quem é acometido de Fadiga Adrenal são apenas os elementos produtivos de nossa comunidade; nunca o vagabundo ou o displicente. Cuidado então! Não tente ser perfeito. Ninguém consegue e você estará carregando um fardo muito pesado se o tentar.

  1. Fazer horas extras. Pela necessidade do trabalho, às vezes; para tentar ficar rico, nunca! Você poderá ter de gastar tudo em medicamentos depois.
  2. Deixar de ter atividades recreativas. Cuidado! Você pode se dar mal nas “melhores intenções”. Muitos deixam a natação ou outra atividade física pelo trabalho excessivo. Além de ficar gordo, poderá ter doença cardiovascular e apresentar a fadiga adrenal. Usar todos finais de semana para pintar casa, arrumar carro, consertar cerca ou adiantar serviço da empresa, poderá ser fatal para a sua saúde!

Gostaríamos de ressaltar bem este tema, pois a maioria das

doenças começam aqui: desde a obesidade até ao infarto agudo do miocárdio! E sempre na melhor das intenções. Como sabemos que alguns não enxergam o mal que estão fazendo para si, citamos agora os grupos de pessoas mais sujeitos a entrarem inocentemente na Fadiga Adrenal. Lembre-se: quanto mais competente você for, maior a possibilidade de estar correndo sério risco. Ainda como agravante, as pessoas mais aguerridas são as que demoram mais a reconhecer a disfunção para procurar ajuda. E citaremos também as circunstâncias mais comuns para que se tome cuidado sempre.

Exemplos de estilo de vida propenso à Fadiga Adrenal:

– Estudante universitário.

– Mulher com dois ou mais filhos pequenos

– Pessoa solteira e que vive sozinha.

– Pessoa com casamento infeliz.

-Extremamemente infeliz em  condições de trabalho estressante.

– Profissional liberal com novo ramo de atividade.

– Abuso de álcool ou drogas.

– Trabalhar em turnos, um período à noite e outro durante o dia.

– Muito trabalho e pouco divertimento.

Eventos que podem desencadear a Fadiga Adrenal:

– Pressões e crises freqüentes no trabalho ou na vida pessoal.

– Algum trauma emocional severo.

– Morte de familiar ou amigo muito próximo.

– Submeter-se a uma grande cirurgia. É comum recuperação incompleta ou fadiga persistente desde então.

– Prolongada infecção respiratória.

– Sérias queimaduras, incluindo queimaduras pelo sol.

– Traumas na cabeça, mesmo com diagnóstico de nada grave.

– Perda de um emprego estável.

– Súbita mudança no status social.

– Mudanças de cidade ou de trabalho sem suporte de familiares ou amigos.

– Repetida exposição à overdose de elementos químicos (incluindo abusos de drogas e álcool).

SUPRA RENAL e o DHEA

            Dentre os Hormônios que a glândula supra renal secreta, está o DHEA (Deshidroepiandrosterona). Ele é de grande importância no organismo. Conhecido apenas como “precursor dos Hormônios Sexuais Masculino e Feminino” – Testosterona e Estrogênio, respectivamente, Com isto, parece ser esta sua única função. Mas pesquisas atuais demonstraram que o DHEA é de grande importância no organismo. Citaremos algumas destas importantes funções:

  1. Melhora o humor e é eficaz em casos de depressão ou fadiga sem causa aparente. Há casos em que age como um potente anti- depressivo.
  2. Melhora a cognição. Para quem esqueceu, falta de cognição é quando você quer dizer uma palavra e ela não vem. Isto é muito comum para quem exerce muitas atividades, mas pode ser falta de Pregnenolona ou DHEA.
  3. Aumenta a capacidade da memória. Aqui sempre fica a dúvida se minha memória está boa ou não. O teste simples é se perguntar quantas vezes lembro dos sonhos em uma semana. Pesquisas mostram que sonhamos todos os dias. Se lembramos deles menos do que três vezes por semana, pode ser sinal de que a memória não anda bem. O organismo está economizando onde pode.
  4. É um cardioprotetor importante.
  5. Protege contra a aterosclerose e a oxidação do LDL Colesterol.
  6. É um potente anti- oxidante.
  7. Neutraliza as toxinas cerebrais.
  8. Torna-se assim também um ótimo neuroprotetor.
  9. É capaz de retardar a evolução do mal de Alzheimere do Lupus Eritematoso Sistêmico.
  10. Aumenta a capacidade imunológica.
  11. Aumenta a densidade mineral óssea e a sua falta pode ser a responsável por Osteopenia tanto na mulher como no homem.
  12. Reduz os níveis de Cortisol. Vimos que o Cortisol é também secretado pela supra renal e que ele aumenta muito nos casos de stress, ocasionando crises de ansiedade e levando à obedidade e hipertensão arterial.
  13. É um potente anti- inflamatório.
  14. Retarda o envelhecimento.

Devido a todas estas vantagens, a F.D.A. libera o uso deste produto nos Estados Unidos. O mesmo não é válido aqui no Brasil.

Compartilhe!