Alguns dizem que não existe a Andropausa! Mas muitas mulheres estão convivendo anos a fio com homens com estas características. Muitos deles ainda roncam, estão cheios de gases, usam aparelhos para não interromper a respiração dormindo e morrer (isto se chama apnéia). Alguns já infartaram ou tiveram Acidente Vascular Cerebral. A grande maioria estão com Diabetes ou vários episódios de Hiperglicemia.
Importante dizer: quase todos iniciaram com estas alterações muito novos, ao redor de 35 anos de idade. Um aumento de peso naquelas férias, que não conseguiu emagrecer com dieta e exercícios como nos anos anteriores… A pressão um pouco alta durante os exames periódicos da empresa onde trabalha. Nada grave; basta tomar um diurético por dia e caminhar… Depois mais aumento de peso sem ter comido muito e o ronco. A apnéia e a hiperglicemia pode ocorrer agora ou não. E tudo faz parte da vida… Afinal, o cliente é o culpado de tudo! Ele precisa fazer mais exercício, precisa beber menos e outras advertências…
E pensar que este é um homem honesto, trabalhador e valente! É acusado de maus hábitos, e até pode mesmo ter. Mas o que ocorre aqui é que o stress há anos bombardeia a glândula suprarrenal. A Tireóide já não funciona tão bem. Mas não está doente ainda. E, com o stress continuado e estas duas glândulas funcionando mal, a Testosterona cai. E isto ocorre ao redor de 35 ou 40 anos! E não aos 60 ou 70 anos como antigamente… Depois virá a Hipertensão, o Acidente Vascular Cerebral e o Infarto Cardíaco! O Diabetes já está a caminho!
Mas o desejo sexual está normal, ou quase! Diminuiu um pouquinho com a idade, mas tudo bem. Relações sexuais duas ou três vezes por semana está tudo bem.
A ereção é boa. Comum tomar algum estimulante, mas só de vez em quando para melhorar o relacionamento. Parece tudo dentro da normalidade.
Por pura curiosidade do homem ou do médico que pede um check-up pedem a dosagem da Testosterona. Valor = 427. Não disse que estaria normal?
Vendo os valores de referência do laboratório, encontramos que de 240 até 1.200 todos valores são normais! Desta maneira, nenhum homem terá Andropausa, realmente!
Não sei por que nem valores escalonados, de acordo com a idade são propostos. Mas a grande verdade é que estes valores não refletem a realidade! E, se perguntarmos sobre a parte sexual, tudo estará bem com Testosterona de 400 ou 350 ou 280. Principalmente se o homem for novo, com menos de 40 anos. Existe aí outros Hormônios trabalhando pela virilidade e tudo parece normal. Verdade é que nenhum homem acha que está normal, pois queremos sempre mais sexo e todos temos uma certa insegurança se estamos nos saindo bem ou se pode-se aumentar a libido e a ereção!
Com estes valores, tudo fica parecendo normal, mas o Sistema Cardiovascular já está sofrendo faz tempo! Por isto a pressão arterial sobe e os vasos ficam obstruídos. Os valores da Testosterona caem e, automaticamente os valores do Colesterol sobem! A culpa, então, sobrecai sobre o Colesterol! É preciso atacar este grande mal. E são receitados enormes quantidade de medicação para abaixar o Colesterol. E as estatísticas mostram que, mesmo usando muita medicação para abaixar o danado do Colesterol, o número de pessoas que apresentam Infarto Cardíaco, cresce a cada ano! Que maravilhoso tratamento é este?
Sou formado há 36 anos e trabalho como cardiologista todo este tempo; aliás desde o segundo ano de medicina me dediquei ao estudo de livros de doenças cardiovasculares! Sou médico tradicional e ajo com todos conhecimentos que obtive na minha experiência como médico.
Mas, após vários cursos com os conceitos vivenciados pelos americanos, há 11 anos, não prescrevo absolutamente nenhum medicamento para abaixar o Colesterol! Após tantos trabalhos aprovados dentro da medicina tradicional, esta confissão poderia me condenar. Mas, ao invés disto, após 6 meses de tratamento, nenhum dos clientes, que seguem todas orientações dadas, apresenta Colesterol alto. Não é milagre; E esta afirmação só é válida para os clientes que cooperam com o tratamento. Não vale para os que não usam os nutrientes e hormônios adequadamente! E, evidentemente, não vale também para clientes com Esteatose Hepática que tomam “só duas garrafas de vinho por semana !“
Para os que fazem tudo certo, ou quase, continuando o tratamento, o Colesterol não volta a subir… Apenas aprendi a tratar a causa, e não apenas combater o Colesterol.Se você tiver um dente doendo, se usar apenas analgésico, você irá perder o dente com o tempo. Mas, se o dentista abrir o dente e tratar a causa, tudo pode se resolver! É isto que aprendi a fazer. E funciona!